quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ban Ki-moon recomenda a Conselho de Segurança autorizar envio de 300 observadores para Síria



Em meio à “profundamente preocupante” evidência de continuada violência na Síria, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, recomendou hoje (19/04) que o Conselho de Segurança (CS) autorize o estabelecimento de uma missão de supervisão das Nações Unidas na Síria, compreendendo até 300 observadores militares apoiados por um componente civil.
A violência na Síria, que começou em março de 2011 como um protesto similar aos da Primavera Árabe, tirou a vida de mais de 9.000 pessoas, a maioria civis, e deslocou aproximadamente 230 mil. Estima-se que um milhão de pessoas precisem de ajuda humanitária.
Para Ban, com um mandato claro, capacidades necessárias e sob as condições certas, a missão de supervisão contribuiria para melhorar a situação no país, acabar com toda forma de violência e implementar o plano de paz proposto em março pelo Enviado Especial das Nações Unidas e da Liga dos Países Árabes para a Síria, Kofi Annan.
De acordo com um porta-voz de Annan, concluiu-se pela manhã um acordo com o governo sírio no qual será baseado o protocolo de trabalho de uma equipe de observadores da ONU. “Este acordo descreve as funções dos observadores ao cumprirem seus mandatos na Síria e as tarefas e responsabilidades do governo sírio a este respeito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário