quinta-feira, 17 de maio de 2012

Julgamento de Mladic é adiado por erros da promotoria

Ratko Mladic gesticula durante julgamento em Haia. Foto: AP



O julgamento do ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, acusado pelo massacre de Srebrenica em 1995, foi adiado 'sine die', depois que os juízes decidiram suspender a audiência da primeira testemunha de acusação, prevista para 29 de maio.
"A audiência foi adiada sine die", declarou o juiz Alphons Orie durante o segundo dia do julgamento de Mladic. "A câmara decidiu suspender o início da apresentação dos meios de provas", disse.
O juiz, que garantiu que o tribunal divulgará o mais rápido possível a data de retomada do julgamento, mencionou "irregularidades" na transmissão à defesa de documentos em posse do gabinete do promotor e afirmou que que deve permitir à defesa uma preparação para o julgamento, que começou na quarta-feira.
A defesa de Mladic, 70 anos, pediu na segunda-feira aos juízes o adiamento em seis meses do julgamento por não estar preparada para a abertura. A acusação respondeu com um documento, divulgado na quarta-feira, no qual afirmava não ser contrária a um adiamento da apresentação dos elementos de prova.
Preso em 26 de maio de 2011, na Sérvia, após ter escapado da justiça internacional durante 16 anos, Mladic é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes cometidos por suas tropas durante a guerra da Bósnia, que deixou 100 mil mortos e 2,2 milhões de refugiados durante 1992 e 1995.
O julgamento do ex-general começou na quarta-feira com a declaração preliminar da acusação, que terminou nesta quinta-feira. A primeira testemunha de acusação deveria depor em 29 de maio.
Mladic, que se declarou culpado e pode ser condenado à prisão perpétua, é acusado, entre outros crimes, do massacre de Srebrenica em julho de 1995, no qual mais de 8 mil homens e adolescentes muçulmanos morreram em ações das forças sérvias da Bósnia, no pior massacre na Europa desde a Segunda Guerra 


Nenhum comentário:

Postar um comentário